SOLDADOS CATÓLICOS MORREM POR CRISTO – 22 de setembro
22 de Setembro – São Maurício e seus companheiros mártires
Padroeiro dos soldados cristãos e exemplo de fidelidade absoluta a Cristo.
“É preciso obedecer a Deus antes que aos homens.” (At 5,29)
Resumo da vida e missão
São Maurício era comandante da Legião Tebana, formada por soldados cristãos vindos do Egito, destacados para servir ao Império Romano. Homem de fé firme e reta, Maurício liderava milhares de guerreiros que uniam a obediência militar à fidelidade a Jesus Cristo. A legião foi enviada aos Alpes, na atual Suíça, para apoiar as campanhas do imperador Maximiano.
Martírio
Ao chegarem, o imperador exigiu que os soldados oferecessem sacrifícios aos deuses e participassem de ritos idólatras em honra às vitórias de Roma. Maurício e seus companheiros se recusaram, proclamando sua fidelidade somente a Cristo. Diante da ordem de adorar falsos deuses, responderam:
“Somos teus soldados, mas também servos de Deus. Não podemos obedecer a ordens contrárias à lei divina.”
Maximiano ordenou então a dizimação da tropa: a cada dez soldados, um era executado. Mesmo assim, a legião permaneceu firme. Nova ordem imperial chegou, e Maurício declarou em nome dos companheiros:
“Estamos com as armas nas mãos, mas delas não faremos uso para nos defender. Antes queremos morrer inocentes do que viver culpados.”
Diante dessa resistência heróica, o imperador mandou massacrar toda a legião. Estima-se que cerca de 6.600 soldados cristãos entregaram a vida, entre eles Maurício, Exupério e Cândido, líderes venerados pela Igreja.
Experiências místicas
O testemunho de Maurício e da Legião Tebana é um verdadeiro milagre da graça. Soldados treinados para o combate recusaram-se a lutar, preferindo morrer sem resistência a levantar suas espadas contra seus irmãos ou contra a fé. O sangue derramado tornou-se semente de novos cristãos: o local de Agaunum (atual Saint-Maurice, na Suíça) tornou-se santuário de peregrinação e fonte de inúmeros milagres.
Exemplo para a Igreja Doméstica
A Igreja doméstica é chamada hoje a viver o martírio moral, resistindo às pressões de um mundo que exige apostasia silenciosa. Os mártires da Legião Tebana lembram às famílias que obedecer a Deus sempre vem em primeiro lugar, mesmo que isso custe incompreensão, perda ou perseguição. Segundo as profecias, muitos ainda serão chamados ao martírio de sangue. Preparar-se, pela fidelidade diária, é o caminho da perseverança.
Oração
São Maurício e santos companheiros da Legião Tebana, vós que preferistes morrer a ofender a Cristo, fortalecei a Igreja doméstica para que jamais traia a fé, ainda que cercada de tentações e perseguições. Ajudai-nos a ensinar aos filhos que a obediência a Deus está acima de qualquer ordem humana, e que a fidelidade até a morte é a verdadeira vitória. Amém.
Meditação para o dia
“Estamos com as armas nas mãos, mas delas não faremos uso para nos defender. Antes queremos morrer inocentes do que viver culpados.”
– Que minha vida familiar seja um testemunho de fé corajosa, mesmo diante da oposição do mundo.
Livro OS SANTOS MÁRTIRES
de Santo Afonso Maria de Ligório
Neste livro, encontramos as impressionantes biografias dos heróis da fé, que derramaram seu sangue por amor a Cristo. Suas histórias nos inspiram a enfrentar os desafios da vida com coragem e a rejeitar, a qualquer custo, a Marca da Besta.
CLIQUE AQUI para saber mais.
Paróquia Sagrada Face de Tours:
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.