O SANTO QUE TEVE A BOCA FECHADA COM CADEADOS
31 de Agosto – São Raimundo Nonato
São Raimundo Nonato é conhecido como o padroeiro das parturientes, das gestantes, das parteiras e das pessoas caluniadas. É invocado especialmente por aqueles que sofrem difamações ou perseguições injustas, e por mulheres em trabalho de parto difícil.
Vida
São Raimundo nasceu em 1204, na Catalunha (Espanha). Seu nome “Nonato” significa “não nascido”, pois ele veio ao mundo de maneira extraordinária: sua mãe faleceu no parto, e Raimundo foi retirado ainda vivo do ventre materno por uma cesariana improvisada — por isso recebeu esse título.
Desde jovem, mostrou grande inclinação para a oração e a pureza. Ingressou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos, fundada por São Pedro Nolasco, que tinha por missão resgatar cristãos escravizados pelos mouros.
Enviado para missões perigosas no norte da África, Raimundo entregou-se inteiramente à obra da caridade. Chegou a vender todos os seus bens e até se oferecer como refém para libertar cativos cristãos.
Perseguido por muçulmanos, sofreu terríveis tormentos. Para impedir que pregasse o Evangelho, cravaram-lhe cadeados de ferro nos lábios. Foi libertado após pagamento de resgate e retornou à Espanha, onde faleceu em 1240, com apenas 36 anos de idade.
Experiências místicas
São Raimundo Nonato viveu experiências místicas intensas:
1. Familiaridade com os Anjos – Era visto muitas vezes em êxtase, rodeado de uma luz misteriosa. Os fiéis testemunhavam que, enquanto rezava diante do Santíssimo Sacramento, parecia suspenso do chão.
2. A força na humilhação – Quando teve os lábios cerrados com cadeados de ferro, entregou-se a uma profunda união com Cristo Crucificado. Dizia em lágrimas interiores que não precisava da boca para proclamar o Evangelho, porque sua vida já era pregação viva.
3. Visão da Virgem Maria – Conta-se que, em meio às dores do cativeiro, recebeu a visita da Mãe de Deus, que o confortou e lhe prometeu a graça de libertar ainda mais almas das cadeias do pecado do que havia libertado fisicamente da escravidão.
Exemplo para a Igreja doméstica
São Raimundo Nonato ensina que:
• Nas famílias, deve-se cultivar a confiança em Deus diante das calúnias e injustiças, lembrando que a verdade sempre resplandece no tempo certo.
• As mães grávidas e os casais devem recorrer à sua intercessão, pedindo-lhe auxílio para uma gestação e parto seguros, mas também para que a vida dos filhos seja resguardada da escravidão do pecado.
• A Igreja doméstica deve aprender com ele a valorizar o sacrifício e a oração perseverante como meios de libertar os cativos espirituais — familiares afastados, amigos que perderam a fé ou que vivem presos ao vício.
São Raimundo Nonato é, portanto, um exemplo luminoso de pureza, coragem e amor até o extremo, que nos inspira a carregar a cruz das injustiças e a confiar na força da oração como chave que liberta as almas.
Oração a São Raimundo Nonato
Ó glorioso São Raimundo Nonato,
tu que foste libertador dos cativos,
socorro dos aflitos e modelo de pureza,
intercede por nós diante do trono de Deus.
Tu que suportaste tantas dores pela defesa da fé
e jamais temeste confessar o nome de Cristo,
ajuda-nos a permanecer firmes na verdade
e a buscar, em todas as coisas,
a vontade do Senhor.
Protege as mães que esperam um filho,
os nascituros ameaçados,
e todas as famílias que sofrem.
Ensina-nos a viver em santidade,
com coração puro e amor generoso,
para que, um dia, possamos contemplar contigo
a glória eterna da Santíssima Trindade. Amém.
“São Raimundo Nonato, protetor das mães e das famílias, livrai-nos das cadeias do pecado e guardai-nos na pureza da fé!”
Paróquia Sagrada Face de Tours:
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.