O SANTO QUE ERA MÉDICO E FOI MÁRTIR


O SANTO QUE ERA MÉDICO E FOI MÁRTIR

São Pantaleão, Mártir
O médico da caridade, mártir da fidelidade
Dia 27 de julho

Infância e conversão
São Pantaleão nasceu em Nicomédia, na Ásia Menor (atual Turquia), no seio de uma família pagã no século III. Seu pai, Eustórgio, era idólatra, mas sua mãe, Evula, era cristã. Desde cedo, Pantaleão foi dotado de grande inteligência e beleza, sendo formado nas artes e ciências, especialmente na medicina. Após a morte da mãe, foi encaminhado aos cuidados de médicos da corte do imperador romano, tornando-se um dos mais brilhantes discípulos do famoso médico Eusébio.
Mesmo cercado de honras humanas e seduções do mundo, Pantaleão teve contato com o sacerdote cristão Hermolau, que lhe revelou o poder e a beleza de Cristo. Em pouco tempo, Pantaleão se convenceu da verdade do Evangelho e foi batizado, consagrando sua vida a Cristo. A partir desse momento, exerceu a medicina como obra de caridade, nunca cobrando pelos serviços e curando tanto o corpo quanto as almas.

Milagres e martírio
O nome "Pantaleão" significa "todo misericórdia", e ele viveu essa misericórdia em grau heróico. Operava curas milagrosas em nome de Jesus, inclusive de cegos, paralíticos e até ressuscitou mortos. A fama de suas curas chegou à corte de Diocleciano, e Pantaleão foi acusado de desprezar os deuses do Império.
Durante o interrogatório, confessou com firmeza que era cristão e que curava pelo nome de Jesus Cristo. Como prova, curou um paralítico diante dos juízes. Mesmo assim, foi condenado à morte. Tentaram matá-lo de várias formas: com chumbo derretido, afogamento, fogo, roda com lâminas, feras selvagens — mas nada o feriu. Finalmente, ele mesmo pediu que fosse decapitado, e ao ser morto, uma voz celestial proclamou sua glória entre os mártires. No local de sua execução, uma oliveira seca reverdeceu milagrosamente.

Devoção e relíquias
As relíquias de São Pantaleão foram veneradas desde os primeiros séculos. Seu sangue, guardado em frasco, é conhecido por se liquefazer milagrosamente todos os anos no dia 27 de julho — um prodígio comparável ao de São Januário. Este milagre acontece, entre outros locais, em Ravello (Itália), onde está parte de suas relíquias.
É padroeiro dos médicos, parteiros, enfermeiros, e invocado contra dores de cabeça, escravidão e perseguições religiosas. O seu nome é recordado na Ladainha dos Santos entre os "Santos Auxiliadores", doze mártires invocados especialmente nas calamidades públicas.

Exemplo para a Igreja Doméstica
"Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus." (Mt 5,10)
São Pantaleão é um modelo de vida cristã encarnada no mundo profissional: médico fiel a Cristo, mesmo à custa de sua vida, e exemplo de como a ciência deve se ajoelhar diante da fé. Em tempos em que muitos profissionais se vendem às ideologias da cultura da morte, Pantaleão mostra que é possível ser fiel à verdade e à caridade.
Nas igrejas domésticas, sua memória deve fortalecer os fiéis que sofrem perseguições em seus ambientes de trabalho e estudo, especialmente os que atuam na medicina, enfermagem e serviços de saúde. A firmeza da fé, o uso dos dons para a glória de Deus e o testemunho da caridade são heranças que ele nos deixou.

Oração
Ó glorioso São Pantaleão, vós que, por amor a Cristo, curastes os doentes e devolvestes a muitos a saúde do corpo e da alma, alcançai-nos a graça de sermos também médicos das almas em nossas casas. Concedei-nos coragem para testemunhar a fé diante dos perseguidores e ânimo para viver a caridade no seio da Igreja doméstica. Que o vosso exemplo inspire nossos filhos e fortaleça os lares cristãos na fidelidade até o fim. Amém.

“Não sou eu quem cura, mas é Jesus Cristo que opera através de mim.” — São Pantaleão

Paróquia Sagrada Face de Tours
Igreja Católica Doméstica – O remanescente fiel

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor. 

 

Pároco Prof. Emílio









Comentários