ELAS RECUSARAM OS DEUSES E MORRERAM POR ISSO

ELAS RECUSARAM OS DEUSES E MORRERAM POR ISSO 

28 de julho – Beatas Salomé e Judite, Virgens e Mártires
Exemplo de pureza consagrada e heroísmo da fé

Vida e Martírio
As Beatas Salomé e Judite viveram na região da Dalmácia (atualmente Croácia), durante os séculos da grande expansão do cristianismo, quando a fé florescia entre perseguições. Eram virgens consagradas, pertencentes a uma comunidade de piedosas mulheres que haviam renunciado ao mundo para servir a Nosso Senhor com inteireza de coração. Desde a juventude, foram conhecidas por sua vida de oração contínua, jejum, penitência e caridade com os pobres e enfermos.
Durante uma das perseguições pagãs, as duas jovens foram presas por se recusarem a sacrificar aos ídolos. Submetidas a interrogatórios e ameaças, permaneceram firmes, declarando que só reconheciam a Jesus Cristo como seu Deus e Senhor. Foram açoitadas, humilhadas publicamente, mas resistiram com doçura e dignidade sobrenaturais. Por fim, foram decapitadas, unidas em um mesmo testemunho de amor a Cristo. A tradição afirma que, após sua morte, seus corpos exalavam perfume celestial, e milagres começaram a ocorrer junto ao local de seu sepultamento.
O culto às Beatas Salomé e Judite é antigo na Igreja oriental e também se difundiu entre os beneditinos e carmelitas como modelo de castidade e fidelidade no martírio. Embora ainda não tenham sido canonizadas formalmente, são veneradas liturgicamente como mártires e virgens, especialmente no dia 28 de julho.
 

Espiritualidade e Milagres
As duas beatas viveram em união profunda com Deus, amando a pureza e a cruz. Diz-se que tinham visões de anjos e eram agraciadas com consolações místicas durante a adoração noturna. Suas relíquias foram muitas vezes associadas a curas e conversões. Uma tradição local narra que, ao serem ameaçadas de tortura, suas vozes cantaram espontaneamente um hino de louvor ao Cordeiro imolado, silenciando os carrascos. Esse dom místico da alegria no sofrimento foi transmitido como um legado espiritual às virgens consagradas da Igreja de todos os tempos.

Exemplo para a Igreja Doméstica
“As virgens seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vá.” (Ap 14,4)
Salomé e Judite nos ensinam o valor da consagração interior, mesmo para os leigos: viver com o coração indiviso, centrado em Cristo, rejeitando os ídolos modernos do prazer, do mundo e do respeito humano. Às famílias da Igreja Doméstica, seu testemunho recorda que é possível resistir às pressões do mundo, mesmo quando se é jovem, e que a castidade, longe de ser um fardo, é coroa de glória. O espírito de sacrifício e adoração, que inflamava estas mártires, deve ser cultivado em nossos lares como incenso contínuo a Deus.

Oração
Ó Beatas Salomé e Judite, que com heroísmo e ternura oferecestes vossas vidas ao Esposo Divino, ajudai-nos a permanecer fiéis na pureza do coração e na firmeza da fé. Alcançai para as nossas famílias a graça de resistir às seduções do mundo, de buscar com fervor a oração e de oferecer nossas vidas como hóstias vivas. Virgens gloriosas, que seguistes o Cordeiro até o martírio, rogai por nós, que queremos também segui-Lo no caminho da cruz. Amém.

“A glória das virgens é seguir o Cristo na pureza; mas a glória das mártires é segui-Lo até o Calvário.” – Beata Salomé 

Paróquia Sagrada Face de Tours
Igreja Católica Doméstica – O remanescente fiel

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor. 

 

Pároco Prof. Emílio





 

Comentários