A RAINHA QUE MULTIPLICAVA OS PÃES - Santa Isabel Rainha de Portugal – 10 de julho

 


Santa Isabel Rainha de Portugal
Rainha da Paz, Mãe dos Pobres e Exemplo de Penitência Silenciosa
10 de julho

Vida de santidade
Santa Isabel nasceu em 1271 na Espanha, filha do rei Pedro III de Aragão, e foi batizada com o nome de sua tia-avó, Santa Isabel da Hungria. Desde pequena demonstrava uma grande piedade, rezando o Ofício Divino diariamente, jejuando com fervor e se abstendo dos prazeres do mundo. Com apenas doze anos, foi dada em casamento ao rei Dinis de Portugal, tornando-se rainha ainda adolescente.
Apesar do temperamento difícil do esposo e de sua vida de infidelidades, Isabel conservou sempre uma atitude serena e cheia de caridade. Criou obras de misericórdia, como hospitais, asilos e refúgios para pobres e doentes. Foi mãe de dois filhos, mas sofreu por disputas entre eles e pelo ambiente de intrigas da corte. Nunca revidava os insultos, respondia com oração e silêncio, entregando tudo a Deus. Após a morte do rei, vestiu o hábito da Ordem Terceira de São Francisco e passou a viver em jejum, oração e penitência.

Acontecimentos místicos e milagres
Santa Isabel era favorecida por dons sobrenaturais. Multiplicava alimentos para os pobres, curava enfermos com sua bênção e oração, e possuía o dom da profecia. Um dos milagres mais célebres foi o da transformação do pão em rosas: ao ser questionada pelo rei sobre o que levava no regaço para os pobres, respondeu “são rosas, senhor”, e de fato, ao mostrar, os pães haviam se transformado em flores, em pleno inverno.
Outro sinal de sua santidade foi o perfume suave que exalava de seu corpo após a morte, conservando-se incorrupto por muitos anos. Certa vez, impediu pessoalmente uma guerra entre seu filho Afonso e o genro, o rei de Castela. Com humildade, jejum e oração, atravessou os campos de batalha e conseguiu a paz. Morreu santamente em 1336, ao serviço de uma missão de reconciliação, como viveu.

Exemplo para a Igreja Doméstica
Versículo: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5, 9)
Santa Isabel é um exemplo de que a realeza verdadeira está na cruz e não na coroa. Vivendo dentro de uma corte marcada pelo pecado, conservou a fé, a pureza, a caridade e a penitência. Para as famílias católicas dos nossos tempos, ela ensina a reinar sobre si mesmo, calando diante das ofensas, servindo aos mais fracos, fazendo jejum e oração silenciosa, e buscando sempre a paz. Em tempos de divisão na Igreja e nas famílias, ela nos mostra que somente a mansidão vence o mundo.

Oração
Ó Santa Isabel, vós que reinastes com justiça e santidade em meio ao orgulho dos palácios e às provações do matrimônio, ajudai-nos a conservar a paz nos nossos lares. Obtende de Deus a graça de vivermos como servos fiéis em nossa Igreja Doméstica, praticando a caridade com os pobres, silenciando diante das injúrias e oferecendo nossas dores por amor a Jesus. Ensinai-nos a buscar o perfume da virtude, e não os aplausos do mundo. Amém.

 Frase da santa para meditação:
“Com a paciência e a oração, vencem-se as maiores batalhas.”

Paróquia Sagrada Face de Tours:

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.

Prof. Emílio Carlos

Pároco Leigo






 

Comentários