Santa Isabel Rainha de Portugal
Rainha da Paz, Mãe dos Pobres e Exemplo de Penitência Silenciosa
10 de julho
Vida de santidade
Santa Isabel nasceu em 1271 na Espanha, filha do rei Pedro III de Aragão, e foi batizada com o nome de sua tia-avó, Santa Isabel da Hungria. Desde pequena demonstrava uma grande piedade, rezando o Ofício Divino diariamente, jejuando com fervor e se abstendo dos prazeres do mundo. Com apenas doze anos, foi dada em casamento ao rei Dinis de Portugal, tornando-se rainha ainda adolescente.
Apesar do temperamento difícil do esposo e de sua vida de infidelidades, Isabel conservou sempre uma atitude serena e cheia de caridade. Criou obras de misericórdia, como hospitais, asilos e refúgios para pobres e doentes. Foi mãe de dois filhos, mas sofreu por disputas entre eles e pelo ambiente de intrigas da corte. Nunca revidava os insultos, respondia com oração e silêncio, entregando tudo a Deus. Após a morte do rei, vestiu o hábito da Ordem Terceira de São Francisco e passou a viver em jejum, oração e penitência.
Acontecimentos místicos e milagres
Santa Isabel era favorecida por dons sobrenaturais. Multiplicava alimentos para os pobres, curava enfermos com sua bênção e oração, e possuía o dom da profecia. Um dos milagres mais célebres foi o da transformação do pão em rosas: ao ser questionada pelo rei sobre o que levava no regaço para os pobres, respondeu “são rosas, senhor”, e de fato, ao mostrar, os pães haviam se transformado em flores, em pleno inverno.
Outro sinal de sua santidade foi o perfume suave que exalava de seu corpo após a morte, conservando-se incorrupto por muitos anos. Certa vez, impediu pessoalmente uma guerra entre seu filho Afonso e o genro, o rei de Castela. Com humildade, jejum e oração, atravessou os campos de batalha e conseguiu a paz. Morreu santamente em 1336, ao serviço de uma missão de reconciliação, como viveu.
Exemplo para a Igreja Doméstica
Versículo: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5, 9)
Santa Isabel é um exemplo de que a realeza verdadeira está na cruz e não na coroa. Vivendo dentro de uma corte marcada pelo pecado, conservou a fé, a pureza, a caridade e a penitência. Para as famílias católicas dos nossos tempos, ela ensina a reinar sobre si mesmo, calando diante das ofensas, servindo aos mais fracos, fazendo jejum e oração silenciosa, e buscando sempre a paz. Em tempos de divisão na Igreja e nas famílias, ela nos mostra que somente a mansidão vence o mundo.
Oração
Ó Santa Isabel, vós que reinastes com justiça e santidade em meio ao orgulho dos palácios e às provações do matrimônio, ajudai-nos a conservar a paz nos nossos lares. Obtende de Deus a graça de vivermos como servos fiéis em nossa Igreja Doméstica, praticando a caridade com os pobres, silenciando diante das injúrias e oferecendo nossas dores por amor a Jesus. Ensinai-nos a buscar o perfume da virtude, e não os aplausos do mundo. Amém.
Frase da santa para meditação:
“Com a paciência e a oração, vencem-se as maiores batalhas.”
Paróquia Sagrada Face de Tours:
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.