A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo é um dos maiores mistérios da nossa fé, celebrado solenemente quarenta dias após a Ressurreição, conforme ensina a Santa Tradição e o testemunho unânime dos Evangelhos e dos Atos dos Apóstolos. Após ter vencido a morte e aparecido muitas vezes a Seus discípulos, Cristo sobe gloriosamente ao Céu, em corpo e alma, diante dos olhos maravilhados dos Apóstolos e da Santíssima Virgem Maria.
A Ascensão marca o fim da Sua presença visível nesta terra e o início de Sua presença invisível, sacramental e espiritual, sobretudo na Igreja, nos sacramentos e na alma dos fiéis em estado de graça. É o triunfo visível de Jesus Cristo, Rei dos reis, que retorna ao trono à direita do Pai, para de lá reinar eternamente e interceder por nós.
O Santo Evangelho segundo São Marcos narra: “O Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi levado ao Céu e está sentado à direita de Deus” (Mc 16,19). São Lucas, nos Atos dos Apóstolos, acrescenta: “Foi elevado à vista deles, e uma nuvem O ocultou a seus olhos” (At 1,9). Estes textos, confirmados pela Tradição Apostólica, foram sempre cridos e ensinados pela Santa Igreja.
O Símbolo dos Apóstolos declara: “Subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso”. Já o Catecismo Romano, promulgado por ordem do Concílio de Trento, ensina que a Ascensão é “a glorificação do Salvador, que sobe ao Céu com a natureza humana, que assumiu em Maria, para que esta natureza, unida à divina, fosse exaltada com Ele”.
A Ascensão do Senhor não é apenas um fato histórico, mas um Mistério de fé que fala diretamente à vida da Igreja Doméstica, que hoje, em tempos de grande apostasia, vive dispersa e sem pastores visíveis, como os primeiros discípulos. Este mistério nos revela três verdades centrais:
a) A nossa Pátria é o Céu: Cristo subiu ao Céu não só para Si, mas para preparar-nos um lugar (Jo 14,2). A Igreja Doméstica, perseguida e provada, deve manter os olhos voltados para o alto, onde está o Senhor, e não nas consolações deste mundo passageiro.
b) Cristo reina já sobre o mundo e a história: Embora oculto aos olhos do mundo, Jesus reina gloriosamente à direita do Pai. Ele governa com justiça, protege os Seus fiéis e conduz todas as coisas para o bem daqueles que O amam. Nas famílias fiéis, que resistem ao espírito anticristão, reina Jesus como Chefe invisível.
c) Ele voltará em glória: O anjo disse aos Apóstolos: “Este Jesus, que foi levado para o Céu, virá do mesmo modo como O vistes partir” (At 1,11). A Ascensão nos prepara para o Seu retorno glorioso, quando julgará os vivos e os mortos. A Igreja Doméstica deve viver vigilante, em oração, como os Apóstolos no Cenáculo, aguardando a plenitude do Espírito Santo e a consumação dos tempos.
Para bem viver este mistério, cada lar católico deve:
- Meditar com frequência no Céu: O lar deve ser uma antecâmara da eternidade, onde reina o amor, a pureza e a paz de Cristo. Devemos ensinar aos filhos que esta vida é apenas uma passagem e que fomos feitos para Deus.
- Buscar as coisas do alto: Fugir dos pecados e das vaidades do mundo, guardando a fé íntegra e a doutrina tradicional, mesmo em tempos de cisma e confusão.
- Unir-se espiritualmente ao Cristo glorioso: Mesmo privados dos sacramentos visíveis, a Igreja Doméstica pode unir-se profundamente ao Senhor por meio da comunhão espiritual, da oração fervorosa, do Rosário diário, da oração da Liturgia das Horas e da meditação na Paixão e nos mistérios da nossa Redenção.
Vigiai e orai, pois Ele voltará
A Ascensão é o selo da missão terrena de Nosso Senhor e o penhor da nossa esperança eterna. Como Maria e os Apóstolos, devemos permanecer unidos em oração, em família, preparando-nos para o Pentecostes da Igreja dos últimos tempos, e para a gloriosa vinda de Cristo em poder. A Igreja Doméstica é hoje o Cenáculo onde se conserva a verdadeira fé e se espera o triunfo de Deus.
“Vinde, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)
“Onde está o vosso tesouro, aí também estará o vosso coração” (Mt 6,21).
Subamos em espírito com Cristo e vivamos já nesta terra como cidadãos do Céu!
Paróquia Sagrada Face de Tours:
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.