SERMÃO DE DOMINGO - O MUNDO PRESENTE DESAPARECERÁ - São Cirilo de Jerusalém

 


Nosso Senhor Jesus Cristo virá dos céus. Ele virá certamente no fim deste mundo, no último dia, com glória. Então, acontecerá a consumação deste mundo, e este mundo, que foi criado no princípio, será novamente renovado. Pois, já que a corrupção, o roubo, o adultério e toda espécie de pecados se espalharam sobre a terra e, repetidamente, o sangue é derramado (cf. Os 4,1-2), este mundo presente desaparecerá, para que essa morada não continue cheia de iniquidade e para que outro mundo, mais belo, seja suscitado.

Quer ver uma demonstração disso nas Sagradas Escrituras? Ouça o profeta Isaías: "Os céus se enrolarão como um livro, e todo o seu exército perderá o brilho, como a folha seca da videira, como a folha murcha da figueira" (Is 34,4). E o Evangelho diz: "O sol escurecerá, a lua não dará seu resplendor, as estrelas cairão do céu" (Mt 24,29).

Não fiquemos, portanto, tristes, como se somente nós tivéssemos que morrer, pois até mesmo as estrelas morrem. O Senhor fará com que os céus se dobrem, não para fazê-los perecer, mas para criar outros mais belos.

Escute o profeta Davi, que diz: "Desde a antiguidade, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permanecerás" (Sl 102,26-27). Mas alguém pode perguntar: isso não significa claramente que eles perecerão? Escute atentamente como ele diz "perecerão", pois logo em seguida ele esclarece: "Todos eles se desgastarão como uma roupa; tu os mudarás como um manto, e eles serão transformados" (Sl 102,27).

Do mesmo modo que se diz que o homem perece, como está escrito: "O justo perece, e ninguém se importa" (Is 57,1), ainda que esperemos sua ressurreição, assim também esperamos uma ressurreição dos céus. "O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue" (Jl 3,4; At 2,20; cf. Mt 24,29).

Que saibam disso aqueles que se converteram do maniqueísmo, para que não façam dos astros seus deuses, nem pensem impiamente que Cristo um dia perderá sua luz.

Escutemos, ainda, o próprio Senhor que diz: "O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão" (Mt 24,35), pois as criaturas não têm o mesmo valor nem o mesmo destino das palavras do Senhor.

Reze o Santo Terço todo dia Ao Vivo na Hora do Terço com a paróquia das igrejas domésticas.

Paróquia Sagrada Face de Tours:

Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br

Reze com a paróquia das igrejas domésticas.

- Terço da Misericórdia: 14:50h

- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h

- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h

- Terço da Sagrada Face: meia-noite

- Terços e orações: às 7h e 21h

Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você

Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.

Prof. Emílio Carlos

Pároco Leigo



 

Comentários