Na Festa de São Brás recebemos duas bençãos:
- a Benção da vela
- a Benção das gargantas
A origem da Benção das gargantas vem do milagre do menino engasgado com a espinha de peixe na garganta, e que foi salvo por São Brás. Mas de onde vem a Benção da vela?
São Brás, antes de ser martirizado, fez uma promessa singular: aquele que, uma vez por ano, levasse uma vela até a Igreja estaria amparado por uma bênção especial, destinada a proporcionar bem-estar físico e espiritual ao longo de todo o ano.
Durante o ano, o uso piedoso da vela faz com que nos momentos mais difíceis da vida possamos ser iluminados pela presença divina nos altares das nossas igrejas domésticas buscando a proteção contra doenças e adversidades, e promovendo a saúde física e espiritual.
Como a vela de São Brás é usada?
- Guarda e Exposição no Lar:
A vela, após ser abençoada, era levada para casa. Muitos fiéis a colocam em um lugar de destaque, sobre o altar da igreja doméstica como um símbolo constante da proteção divina.
- Acendimento Durante Momentos de Necessidade:
Ao longo do ano a vela é acesa em momentos de oração, especialmente em situações de enfermidade ou dificuldade. A chama representava a presença de Deus e a renovação espiritual, servindo como um lembrete da promessa de São Brás de cuidar da saúde física e espiritual dos devotos.
É comum acendê-la também para assegurar a paz e a união no ambiente doméstico.
Benção da Vela de São Brás
(sinal da Cruz)
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, amém.
Ó glorioso São Brás, defensor dos aflitos e protetor dos que recorrem à tua intercessão, nós te suplicamos: abençoa, por tua graça e bondade, esta vela que hoje trazemos ao altar da nossa igreja doméstica. Que ela se converta num sinal luminoso da proteção divina e um constante lembrete da fé que nos sustenta.
Concede, ó São Brás, que a chama desta vela, acesa com fervor e devoção, ilumine os lares dos fiéis, afastando as trevas do desânimo e das enfermidades, e trazendo a paz e a saúde tanto ao corpo quanto à alma. Assim como prometeste aos devotos que levam esta luz à Igreja, que ela resplandeça durante todo o ano, protegendo-nos das adversidades e renovando a esperança em nossos corações.
Que, ao contemplarmos a chama acesa possamos sempre sentir a presença consoladora de Cristo e a vossa intercessão, São Brás, que nos conduz pelos caminhos da fé e da salvação.
Por intercessão de São Brás e pela graça de nosso Senhor, que esta vela seja para nós sinal de proteção e bênção, hoje e sempre, amém.
(asperge água benta sobre a vela fazendo o sinal da Cruz)
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, amém.
São Brás: rogai por nós.
-----------------------------------------------------
Reze o Santo Terço todo dia Ao Vivo na Hora do Terço com a paróquia das igrejas domésticas.
Paróquia Sagrada Face de Tours:
Canal no youtube: www.capeladasagradaface.com.br
Reze com a paróquia das igrejas domésticas.
- Terço da Misericórdia: 14:50h
- Liturgia das Horas: 6h - 12h - 18h - 21:30h
- Exorcismo de São Miguel: 3h e 6:30h
- Terço da Sagrada Face: meia-noite
- Terços e orações: às 7h e 21h
Paróquia Sagrada Face de Tours: o dia todo rezando com você
Uma paróquia de leigos para leigos, criada por Nosso Senhor.
Prof. Emílio Carlos
Pároco Leigo
Comentários
Postar um comentário
Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.