COMO REZAR O TERÇO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS?

 


São Francisco nasceu em 1181 em Assis, Úmbria, Itália como Francisco Bernardone. Ele foi o fundador dos franciscanos. Em setembro de 1224, Francisco recebeu os estigmas. Ele morreu em 4 de outubro de 1226 em Porciúncula, Itália. Foi canonizado como santo em 1228 pelo Papa Gregório IX. São Francisco é o santo padroeiro dos animais.


Este terço é composto por 17 contas, uma peça central de São Francisco, uma medalha de São Francisco e um Crucifixo. 

Sinal da cruz.

- Na primeira conta reze:
Glorioso São Francisco, que voluntariamente renunciastes a todos os confortos e riquezas do vosso lar para seguir mais perfeitamente a vida de pobreza e abnegação de Jesus Cristo: obtende-nos, vos rogamos, um generoso desprezo por todas as coisas deste mundo, para que possamos assegurar as coisas verdadeiras e eternas do céu.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.

- Na segunda conta reze:
Ó glorioso São Francisco, que durante toda a vossa vida chorastes continuamente a paixão do Redentor e trabalhastes com zelo pela salvação das almas: obtende-nos, nós vos pedimos, a graça de chorar continuamente pelos pecados pelos quais crucificamos de novo Nosso Senhor Jesus Cristo, para que possamos chegar a ser do número daqueles que eternamente bendizerão a sua suprema misericórdia.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.

- Na peça central reze:
Ó glorioso São Francisco, que, amando acima de tudo o sofrimento e a cruz, merecestes levar em vosso corpo os estigmas milagrosos, pelos quais vos tornastes imagem viva de Jesus Cristo crucificado: obtende-nos, vos pedimos, a graça de levar em nossos corpos as mortificações de Cristo, para que mereçamos um dia receber as consolações que são infalivelmente prometidas a todos aqueles que agora choram.

“Se morremos com Cristo Jesus, também com ele viveremos”, diz o Apóstolo; “se sofremos, também com ele reinaremos.” (2 Timóteo 2.11-12)

Rogai por nós, São Francisco, para que alcancemos as graças e os favores que pedimos nesta novena; rogai por nós, especialmente, para que alcancemos a graça da perseverança; de uma santa morte e de uma eternidade feliz.

Nos cinco conjuntos de três reze
1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória ao Pai.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado
Compreender, que ser compreendido
Amar, que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna



 

Comentários