A ESCOLHA DOS ANJOS - Papa João Paulo II

 

Os Anjos que são Seres Livres
23 de julho de 1986


1. Hoje continuamos a nossa catequese sobre os anjos cuja existência, querida por um ato de amor eterno de Deus, professamos com as palavras do Credo Niceno-Constantinopolitano: «Creio num só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. , de tudo o que é, visível e invisível”.

Na perfeição da sua natureza espiritual, os anjos são chamados desde o início, em virtude da sua inteligência, a conhecer a verdade e a amar o bem que conhecem na verdade, de uma forma mais plena e perfeita do que é possível ao homem. Este amor é um ato de livre arbítrio e, portanto, também para os anjos a liberdade implica uma possibilidade de escolha a favor ou contra o Bem que eles conhecem, isto é, o próprio Deus. É preciso repetir aqui o que já mencionamos anteriormente a respeito do homem: ao criar os seres livres, Deus quis que se realizasse no mundo o amor verdadeiro, que só é possível com base na liberdade. Quis, portanto, que a criatura, constituída à imagem e semelhança do seu Criador, pudesse tornar-se, no maior grau possível, semelhante a Deus que «é amor» (1 Jo 4, 16). Ao criar os espíritos puros como seres livres, Deus, na sua Providência, não pôde deixar de prever também a possibilidade do pecado dos anjos. Mas precisamente porque a Providência é sabedoria eterna que ama, Deus poderia haurir da história deste pecado, incomparavelmente mais radical enquanto pecado de um espírito puro, o bem definitivo de todo o cosmos criado.

2. De fato, como afirma claramente o Apocalipse, o mundo dos Espíritos puros aparece dividido em anjos bons e anjos maus. Esta divisão não é obra da criação de Deus, mas baseia-se na liberdade própria da natureza espiritual de cada um deles. É o resultado de uma escolha que para os seres puramente espirituais possui um caráter incomparavelmente mais radical que a do homem, e é irreversível dado o grau de intuição e penetração do bem onde está dotada a sua inteligência. A este respeito, deve-se dizer também que os Espíritos puros foram submetidos a uma prova de caráter moral. Foi uma prova decisiva em relação, antes de tudo, ao próprio Deus, um Deus conhecido de forma mais essencial e direta do que é possível ao homem, um Deus que concedeu a esses seres espirituais o dom de participar da sua natureza divina, antes de fazê-lo ao homem. .

Uma escolha radical e irreversível

3. No caso dos Espíritos puros, a escolha decisiva dizia respeito, antes de mais, ao próprio Deus, primeiro e supremo Bem, aceite ou rejeitado de modo mais essencial e directo, do que poderia acontecer no âmbito de acção da livre vontade humana. . Os espíritos puros têm um conhecimento de Deus incomparavelmente mais perfeito que o do homem, porque pelo poder do seu intelecto, não condicionado nem limitado pela mediação do conhecimento sensorial, eles vêem nas profundezas a grandeza do Ser infinito, da Verdade primeira , do bem supremo. A esta sublime capacidade de conhecimento dos espíritos puros Deus ofereceu o mistério da sua divindade, tornando-os assim participantes, pela graça, da sua glória infinita. Precisamente como seres de natureza espiritual tinham no intelecto a capacidade, o desejo deste sobrenatural elevação à qual Deus os chamou, para torná-los, muito antes do homem, «participantes da natureza divina» (cf. 2 Pd 1, 4), participantes da vida íntima daquele que é Pai, Filho e Espírito Santo, d’Aquele que, na comunhão das três Pessoas Divinas, “é Amor” (1Jo 4,16). Deus havia admitido todos os espíritos puros, antes e para a eterna comunhão de amor.

4. A escolha feita com base na verdade sobre Deus, conhecida de forma superior pela clareza do seu intelecto, dividiu também o mundo dos espíritos puros em bons e maus. Os bons escolheram Deus como o Bem supremo e definitivo, conhecido pelo intelecto iluminado pela Revelação. Ter escolhido Deus significa que se voltaram para Ele com toda a força interior da sua liberdade, força que é o amor. Deus tornou-se o escopo total e definitivo de sua existência espiritual. Os outros, pelo contrário, viraram as costas a Deus, contrariando a verdade do conhecimento que o indicava como o bem total e definitivo. A sua escolha foi contrária à revelação do mistério de Deus, à sua graça que os tornou participantes da Trindade e da amizade eterna com Deus em comunhão com Ele através do amor. Com base na liberdade criada, fizeram uma escolha radical e irreversível, em paridade com a dos anjos bons, mas diametralmente oposta. Em vez de aceitarem um Deus cheio de amor, rejeitaram-no, inspirados por um falso sentimento de auto-suficiência, de aversão e até de ódio que se transforma em rebelião.

5. Como devemos compreender tal oposição e rebelião contra Deus em seres dotados de uma inteligência tão profunda e esclarecida? Qual pode ser o motivo de uma escolha tão radical e irreversível contra Deus? De um ódio tão profundo que parece apenas fruto de uma loucura? Os Padres da Igreja e os teólogos não hesitam em falar de uma “cegueira” produzida pela supervalorização da perfeição do próprio ser, levada a ignorar a supremacia de Deus, que exige, em vez disso, um acto de sujeição dócil e obediente. Tudo isto se resume sucintamente nas palavras: “Não servirei” (Jr 2,20), que manifestam a recusa radical e irreversível de participar na construção do Reino de Deus no mundo criado. Satanás, o espírito rebelde, deseja ter o seu próprio reino, não o de Deus, e surge como o primeiro “adversário” do Criador, o adversário da Providência e o antagonista da amorosa sabedoria de Deus. Da rebelião e do pecado de Satanás, e também do homem, devemos concluir aceitando a sábia experiência das Escrituras que afirma: “No orgulho há ruína” (Tb 4:13).

 

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós.

Reze todo dia o Terço do Anjo da Guarda no vídeo abaixo:

https://youtu.be/w6IZ2NrIg20

 
Paróquia Sagrada Face de Tours – a paróquia dos Anjos da Guarda.

 

 

 

Comentários