A Beata Ana Catarina Emmerich teve visões sobre a vida de Jesus.
Uma dessas visões foi sobre a morte de São José. Ela nos conta:
- À medida que se aproximava o momento de Jesus iniciar a sua missão de ensino, vi-O cada vez mais solitário e meditativo; e na mesma época, no trigésimo ano de Jesus, José começou a declinar. Vi Jesus e Maria muitas vezes com ele. Maria às vezes sentava-se no chão ao lado de seu sofá, ou em um banquinho baixo e redondo de três pernas, que servia também de mesa.
Raramente os via comendo; mas quando o fizeram, ou trouxeram algum refresco para a cabeceira de Joseph, consistia em três pedaços brancos, bastante longos, de quatro cantos, com cerca de dois dedos de largura, que estavam lado a lado em um pratinho, e vi também alguns pequenos frutas em um prato. Eles lhe deram algo para beber em uma caneca.
Quando José estava morrendo, Maria sentou-se na cabeceira de sua cama, segurando-o nos braços. Jesus ficou logo abaixo dela, perto do peito de José. Toda a sala estava iluminada e cheia de anjos.
Após sua morte, suas mãos foram cruzadas sobre o peito, ele foi envolto da cabeça aos pés em um lençol branco, colocado em um caixão estreito e colocado em um túmulo muito bonito, presente de um homem bom.
Apenas alguns homens seguiram o caixão com Jesus e Maria; mas eu o vi acompanhado de anjos e rodeado de luz. Os restos mortais de José foram posteriormente removidos pelos cristãos para Belém e enterrados. Acho que ainda posso vê-lo ali deitado, incorrupto.
José teve necessidade de morrer antes do Senhor, pois não poderia ter suportado Sua crucificação; ele era muito gentil, muito amoroso. Ele já havia sofrido muito com a perseguição que Jesus teve de suportar pela malícia dos judeus desde o seu vigésimo até o seu trigésimo ano; pois eles não podiam suportar vê-lo. Seu ciúme muitas vezes os fazia exclamar que o Filho do carpinteiro pensava que sabia tudo melhor do que os outros, que frequentemente discordava dos ensinamentos dos fariseus e que sempre tinha ao seu redor uma multidão de jovens seguidores.
Maria nunca deixou de sofrer estas perseguições. Tais dores parecem-me sempre mais agudas que as do martírio. Indescritível foi o amor com que Jesus, em Sua juventude, suportou a zelosa perseguição aos judeus.
Após a morte de José, Jesus e Maria mudaram-se para uma pequena aldeia de apenas algumas casas entre Cafarnaum e Betsaida. Um homem chamado Levi, muito ligado à Sagrada Família, deu a Jesus uma casa para morar.
São José, rogai por nós!
Reze o Terço de São José, que está no canal da Paróquia Sagrada Face de Tours:
Comentários
Postar um comentário
Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.