JESUS E OS 2 PARTIDOS: LEIA E ESCOLHA O SEU

 


Eis aqui dois partidos que se defrontam todos os dias: o de Jesus Cristo e o do mundo.

O de nosso amável Salvador está à direita, em aclive, morro acima, num caminho estreito e que assim cada vez se tornou devido à corrupção do mundo.

Caminha à frente o bom Mestre, os pés descalços, a cabeça coroada de espinhos, o corpo todo ensanguentado, e carregando uma pesada Cruz. Apenas algumas pessoas, e das mais corajosas, o seguem, porque sua voz tão delicada não se ouve no meio do tumulto do mundo; ou então, não se tem coragem para segui-lo em sua pobreza, suas dores, suas humilhações e suas outras cruzes, que necessária mente é preciso carregar, a seu serviço, todos os dias da vida.

À esquerda está o partido do mundo, ou do demônio, que é mais o numeroso, o mais significo e o mais brilhante, pelo menos na aparência. Todos os indivíduos mais brilhantes correm para ele; apressam-se, apesar de serem os caminhos largos, mais largos, do que nunca em virtude das multidões que por eles passam como torrentes, e de estarem juncados de flores, margeados de prazeres e divertimentos, cobertos de ouro e de prata.

À direita, o rebanhosinho que segue a Jesus Cristo só fala em lágrimas, em penitências, em orações e em desprezo do mundo; ouvem-se continuamente estas palavras, entrecortadas de soluços: 

“Soframos, choremos, jejuemos, oremos, ocultemo-nos, humilhemo-nos, empobreçamo-nos, mortifiquemo-nos; porque o que não tem o espírito de Jesus Cristo, que é um espírito de cruz, não pertence a Ele; os que são de Jesus Cristo mortificaram a carne com as suas concupiscências; é preciso ser conforme à imagem de Jesus Cristo ou condenar-se. 

Coragem! exclamam eles. Coragem! Se Deus está por nós, quem estará contra nós? Aquele que está em nós é mais forte que o que está no mundo. O servo não é maior que o senhor. Um momento de leve tribulação redunda em peso eterno de glória. 

Há menos eleitos do que se pensa. Só os corajosos e os violentos arrebatam o céu de viva força; ninguém será lá coroado se não houver combatido legitimamente, segundo o Evangelho, e não segundo a moda. 

Combatamos, pois, vigorosamente, corramos depressa para atingir a meta, a fim de ganharmos a coroa!” Eis uma parte das palavras divinas com que os  Amigos da Cruz mutuamente se animam.

Os mundanos, ao contrário, gritam todos os dias, para animar-se a perseverar em sua malícia sem escrúpulos: “Vida, vida! Paz, paz! Alegria, alegria! Comamos, bebamos, cantemos, dancemos, brinquemos! Deus é bom, Deus não nos fez para que nos danássemos; Deus não proíbe que nos divirtamos; Não nos danaremos por isso. Nada de escrúpulos!, etc…

Qual caminho você vai escolher? O que você quer para você? A vida aqui e agora com os mundanos, pagando alto preço no inferno para sempre? Ou a vida eterna com Jesus pagando o preço da renúncia ao mundo e dos sofrimentos (só) nesta vida?

O caminho da cruz é para os fortes; o caminho da salvação também.

Reze toda sexta-feira a Via Sacra da Sagrada Face:

https://www.youtube.com/watch?v=MY8eTMFZTow

Santo Afonso de Ligório

Prof. Emílio - Pároco Leigo da Paróquia Sagrada Face de Tours

Comentários

  1. O caminho estreito, de cheio dores e espinhos, não é ruim. Ele nos direciona ao Único e Verdadeiro Rei da JESUS. Que sejamos fortes, corajosos e vigorosos no Seu Caminho. Jesus, confiamos em Vós! Pelos Seus Méritos seguiremos unidos até a Salvação Eterna 🙏🙌

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.