SÃO JOSÉ AJUDA A CONSTRUIR UM MOSTEIRO

Nas muitas dificuldades que experimentou ao fundar novos conventos, Santa Teresa d’Ávila frequentemente confiava em São José para ajudá-la em necessidades extraordinárias e mundanas. Em sua Autobiografia , ela escreveu: “Certa vez, quando eu estava em uma de minhas dificuldades, sem saber o que fazer, sem poder pagar os trabalhadores, São José, meu verdadeiro pai e senhor, apareceu para mim e me deu a entender que dinheiro não faltaria, e que devia contratar os trabalhadores. Foi o que fiz, embora não tivesse um tostão; e Nosso Senhor providenciou para mim.

São João da Cruz foi um padre que reformou a Ordem Carmelita, junto com Santa Teresa de Ávila, na Espanha do século XVI. 

Um dia 2 padres carmelitas passavam por uma nova praça perto do mosteiro, e encontraram um homem de belo semblante. O homem proximou-se deles e perguntou: 

- Padres, por que esta Ordem tem tanta devoção a São José?

 Eles responderam: 

- Porque, nossa Santa Madre Teresa [St. Teresa d’Ávila] era muito devota dele. Ele a ajudou em todas as suas fundações e ela recebeu muitos favores do Senhor, de modo que todas as casas que ela fundou foram colocadas sob o patrocínio de São José.

O misterioso homem disse:

- E vocês receberão muito mais favores. Olhem para mim, Reverendos Padres, e mantenham uma profunda devoção a este Santo, pois nada do que lhe pedirem deixará de ser concedido.

De repente, o estranho desapareceu. Ao chegarem ao mosteiro, contaram tudo a S. João da Cruz, que lhes disse: 

- Não o reconhecestes? Vocês deviam saber que era São José! Vão e ajoelhem-se diante dele. Mas ele não veio por vossa causa, mas por minha causa, porque não tenho sido tão dedicado a ele quanto deveria, mas o farei de agora em diante.

(Crisonogo De Jesus, Vida y Obras de San Juan de la Cruz . Madri: BAC, 1972, pp. 107-111)

São José, rogai por nós.

Reze o Terço de São José no canal da Paróquia Sagrada Face de Tours:

https://youtu.be/95G4yEzFkC4


Comentários