DESCUBRA SE VOCÊ É AMIGO DE JESUS

 


Chamai-vos Amigos da Cruz. Como é grande esse nome! Confesso-vos que ele me encanta e deslumbra. É mais brilhante que o sol, mais elevado que os céus, mais glorioso e mais pomposo que os títulos mais magníficos dos reis e dos imperadores. É o grande nome de Jesus Cristo, a um tempo verdadeiro Deus e verdadeiro homem; é o nome inequívoco de um cristão.

Entretanto, se seu brilho me encanta, seu peso não me espanta menos. Quantas obrigações indispensáveis e difíceis contidas neste nome e expressas por estas palavras do Espírito Santo; “ Uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo de aquisição”. É isso que nos diz nosso primeiro Papa, São Pedro:

“Mas vós sois a geração escolhida, o sacerdócio real, a gente santa, o povo adquirido, para que publiqueis as grandezas daquele, que das trevas vos chamou à sua maravilhosa luz”. Estas palavras inspiradas, que caracterizam o povo cristão em sua sublime vocação.

Um amigo da Cruz é um homem escolhido por  Deus, entre dez mil que vivem segundo os sentimentos e a razão, para ser unicamente um homem todo divino e elevado acima da razão, e todo em oposição aos sentimentos, por uma vida e uma luz de pura fé e por um amor ardente pela Cruz.

Um Amigo da Cruz é um rei todo poderoso e um herói triunfante do demônio, do mundo e da carne em suas três concupiscências. Pelo amor às humilhações, esmaga o orgulho de Satanás; pelo amor à pobreza, triunfa da avareza do mundo; pelo amor à dor, amortece a sensualidade da carne.

Um Amigo da Cruz é um homem santo e separado de todo o visível, cujo coração está acima de tudo quanto é caduco e perecível, e cuja conversa está no Céu; que passa pela terra como estrangeiro e peregrino; e que, sem lhe dar o coração, a contempla com o olho esquerdo com indiferença, calculando-a com desprezo aos pés.

Um Amigo da Cruz é uma ilustre conquista de Jesus Cristo crucificado no Calvário, em união com sua Santa Mãe; é um filho da dor e da destra, gerando em seu dolorido coração, vindo ao mundo por seu lado direito atravessado e coberto da púrpura de seu sangue. Dada a sua extração sangrenta, só respira cruz, sangue e morte ao mundo, à carne e ao pecado, para estar totalmente oculto, aqui na terra, com Jesus Cristo em Deus.

Enfim, um perfeito Amigo da Cruz é um verdadeiro porta-Cristo, ou antes, um Jesus Cristo, de maneira que possa, em verdade, dizer com São Paulo: vivo, mas já não sou eu; é Jesus Cristo que vive em mim.

Santo Afonso Maria de Ligório

Adaptação: Prof. Emílio

Comentários

  1. FIDELIDADE, nós mínimos detalhes, PERSEVERANÇA, sempre, CONFIANÇA, eternamente 🙏🙌✝️ Gratidão Senhor, por tudo que me concede🛐 Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.