Rosário, como o lembra a etimologia da palavra, vem de rosa. É uma coroa de rosas de Ave-Marias em honra de Maria Santíssima, a Rosa Mística. Compõe-se de quinze dezenas de Ave-Marias e 15 Pai-Nossos.
Cento e cinquenta vezes se repete nele a saudação Angélica e por isto o chamaram também o Saltério da Virgem. Recorda os 150 Salmos de Davi.
As orações vocais, o Pai-Nosso e Ave-Maria são como que o corpo desta devoção. A alma é a contemplação dos mistérios. É, pois, uma meditação e uma oração vocal. Não basta repetir Ave-Marias e uns Pai-Nossos para recitar o Rosário. Para que realmente esta bela devoção transforme as almas, incentive a piedade e produza os frutos que sempre dela espera a Igreja, é evidente que não há de ser a mecânica e habitual recitação de umas Ave-Marias ao desfiar das contas de um Rosário material. Enquanto repetimos as duas mais belas e sublimes preces, trazemos à mente os adoráveis mistérios da nossa Redenção.
Lembramos as páginas mais vivas e tocantes do Evangelho, todos os mistérios principais da nossa fé, numa síntese admirável. Tinha razão Lacordaire quando escrevera:
“Há um só livro: o Evangelho. E o Rosário é precisamente o resumo, a síntese do Evangelho.”
A contemplação dos mistérios é a alma do Rosário, e, enquanto passam as contas entre os dedos com a Saudação Angélica e o Pai-Nosso, vamos meditando. Eis aí a essência do Rosário de São Domingos.
As orações do Rosário são as mais belas e as melhores do cristão — o Pater e Ave (Pai-Nosso e Ave-Maria). E por isto disse Pio XI, entre as diversas preces que dirigimos ultimamente à Virgem Mãe de Deus, ocupa um lugar particular e excepcional o Santo Rosário.
Note bem: Lugar particular e excepcional… E por quê? Porque além da contemplação dos mistérios da nossa fé é uma coroa entrelaçada com a saudação Angélica, à qual se entremeia a oração Dominical (Pai Nosso), diz Leão XIII.
E é uma excelente maneira de rezar e utilíssima para se chegar à vida eterna. Que orações poderíamos achar mais santas e mais apropriadas para o cristão?
O Papa Pio XI disse:
- O Pai-Nosso é a prece que nos fornece o meio de dar glória a Deus tanto quanto é possível e considera também todas as necessidades do corpo e da alma. Como poderia deixar o Pai Eterno de vir em nosso auxílio quando lhe pedimos pelas próprias palavras do seu Filho?
A outra prece é a saudação Angélica, que começa pelo elogio do Arcanjo Gabriel e de Santa Izabel e termina pela súplica em que pedimos o socorro da Bem-aventurada Virgem agora e na hora da morte.
Estas dezenas de Ave-Marias e os Pai-Nossos são um socorro à contemplação dos mistérios. A alma se eleva a Deus enquanto vai passando as contas do seu Rosário.
Esta repetição de Ave-Marias nunca será monótona a um verdadeiro devoto de Nossa Senhora. Estimula a piedade. O Rosário é então uma completa homenagem de todo o nosso ser a Deus por Maria. Somos corpo e alma.
O corpo pelos lábios e as mãos murmura as preces e desfia as contas do Rosário enquanto a alma vai meditando, contemplando os mistérios. Uma oração completa e admirável!
Aqui na Paróquia Sagrada Face de Tours temos todos os dias Ao Vivo a Hora do Terço, com o Santo do Dia, a Liturgia das Horas e Orações de Reparação à partir das 18 horas.
Reze conosco no canal www.capeladasagradaface.com.br
Reze o Rosário Completo com 15 mistérios agora clicando no link ou no vídeo abaixo:
Monsenhor Ascânio Brandão
Prof. Emílio – Pároco leigo
Comentários
Postar um comentário
Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.